Comunicados

Comunicado do Presidente do Conselho Diretor

2 Jun 2015

 

Caros Colegas,

A ASAP promove no próximo dia 3 de Junho o seu 8.º Encontro Anual no CCB em Lisboa.

Ano a ano, o Encontro tem-se consolidado como espaço privilegiado para o debate dos temas nucleares da advocacia societária e momento de afirmação das especificidades e importância deste modelo de prática da profissão.

O Encontro deste ano não foge à regra.

No preciso momento em que na Assembleia da República se percorrem as últimas etapas do processo de revisão da legislação profissional, o 8.º Encontro Anual da ASAP irá analisar o impacto das opções do legislador relativamente a um conjunto de matérias da maior importância para as sociedades de advogados. O painel, composto por Colegas com vasta experiência na gestão de sociedade de advogados, irá reflectir sobre a abertura do capital a não advogados, a multidisciplinaridade, o regime fiscal, as formas jurídicas e os modelos de administração das sociedades de advogados, a publicidade e os conflitos de interesse, temas cruciais para o presente e futuro da advocacia societária.

O segundo grande tema do Encontro não é menos oportuno nem relevante. A segurança da informação é actualmente um dos principais focos de preocupação das sociedades de advogados e, para o ilustrar, serão apresentados os resultados de um caso de estudo em que uma sociedade de advogados se submeteu a um ataque informático amigável para testar a robustez dos seus sistemas. O painel convidado para a discussão junta técnicos experimentados com representantes da indústria e da CNPD, garantindo a abordagem multifocal de uma questão delicada em que os benefícios da inovação se cruzam, nem sempre de forma pacífica, com os direitos de cidadania.

Ainda assim, nem a relevância dos temas nem a excelência dos oradores serão suficientes para o êxito do Encontro se a ele não acorrerem os que, dia a dia, tornam a prática da advocacia societária numa realidade tangível e, portanto, discutível. Exorto-vos por isso a que se inscrevam no Encontro e venham partilhar as vossas experiências connosco.

Este é também o momento escolhido para fazer a apresentação pública do novo site da ASAP. Não se trata apenas de uma renovação de grafismo; com esta iniciativa, a ASAP pretende criar um canal focado na interacção com o sector e um instrumento de partilha das melhores práticas da advocacia societária e de afirmação dos interesses desta forma de exercício da profissão.

Para além de conteúdos formativos, o novo site da ASAP irá funcionar como agregador de experiências e informação, tanto num contexto nacional como internacional, começando já pelo conjunto de trabalhos preparatórios do diploma que irá alterar o Estatuto da Ordem dos Advogados actualmente em discussão no Parlamento.

O novo site da ASAP é também um espaço para a intervenção das Associadas. Contamos com a vossa participação. Bem-vindos à ASAP.

O Presidente do Conselho Diretor

João Afonso Fialho