Sobre nós

APRESENTAÇÃO

Caros Colegas,

A Associação das Sociedades de Advogados de Portugal (ASAP) foi criada para defender os interesses das sociedades de advogados portuguesas com total liberdade e independência e é a única associação do género em Portugal. Estudamos e tomamos posição sobre tudo o que respeita ao exercício da advocacia sob forma societária. Desde a sua constituição, a 14 de Fevereiro de 2002, a ASAP já organizou dezenas de eventos que contaram com a presença de vários Colegas, representantes de diversas Sociedades de Advogados, e de personalidades de reconhecido mérito nas respetivas áreas de atividade, que, por uma razão ou por outra, se cruzaram com as finalidades que a Associação prossegue.

As Sociedades de Advogados são hoje a forma de organização profissional escolhida por um número cada vez maior de Colegas para fazer face a novos desafios e exigências crescentes. As especificidades deste modelo de organização profissional reclamam uma abordagem diferenciada que deve ser realizada em conjunto por todos quantos optaram por esta forma de exercício da advocacia.

É essa convicção que motiva a ASAP, e que nos leva a promover iniciativas  que incidem sob aspectos tão diversos como o regime jurídico das sociedades de advogados, os métodos de gestão organizacional e funcional das sociedades de advogados, formas de crescimento, o papel dos sócios, o estatuto dos sócios de indústria, o papel do colaboradores e estagiários, a evolução das carreiras profissionais, o relacionamento com a clientela, a especialização, a internacionalização, a integração de mercados, o uso das TI’s para melhorar a eficácia e eficiência da gestão e a relação com os clientes, entre outros temas relativamente aos quais urge reflectir.

É, também, essa convicção que nos leva a analisar e a procurar soluções de serviços partilhados que resolvam eventuais necessidades comuns das Associadas.

Actualmente a ASAP conta com mais de 70 Sociedades de Advogados Associadas de diferentes dimensões, quer no que respeita a número de sócios, associados e colaboradores quer em volume de carteira de clientes.
Mas é fundamental que a ASAP aumente o número de Associadas, que a representatividade se alargue a Sociedades de Advogados de todas as dimensões e de todo o país, e que o  envolvimento destas na ASAP e nas iniciativas propostas também cresça. Só assim a ASAP conseguirá consolidar-se e afirmar-se perante a comunidade jurídica e a sociedade em geral como representante e defensora dos interesses das Associadas e das Sociedades de Advogados em geral.
Convidamos-vos, pois,  a conhecer a nossa história, os nossos estatutos, quem somos, e, sobretudo, a aderirem à ASAP, a participarem activamente nas iniciativas que promovemos.

Da nossa parte, tudo faremos para que ASAP responda com eficácia às Vossas expectativas,

O Conselho Diretor